Prodomo Design

Quem Somos

Indústria

Referência na indústria do mobiliário nacional de alto padrão, a Prodomo é uma empresa que fez da busca contínua pela qualidade a sua missão. Para a Prodomo, isso significa: uma fábrica bem equipada, profissionais constantemente atualizados, aporte de tecnologias limpas e responsabilidade ambiental e social.

Os desenhos dos móveis interpretam as necessidades do mundo contemporâneo. Além de ampla e variada, a coleção Prodomo é toda em madeira maciça, proveniente de reflorestamento, processo adotado pela empresa há mais de 15 anos. Além disso, tingimentos especiais são desenvolvidos para essas madeiras, ampliando as opções de tonalidade e evitando o uso de espécies nativas. A produção inclui móveis para toda a casa, sendo: sistemas, estantes, camas, criados, buffets, mesas, cadeiras e estofados.

História

Fundada em 1990 pelo publicitário Sérgio Maximo e a arquiteta Grácia Mendes, a empresa nasceu do desejo do casal em ver seus desenhos gerados com qualidade e sem os limites impostos pela indústria.

O Brasil do início dos anos 90 sofria com a crise financeira e isso serviu de aprendizado, pois um design com preços acessíveis se fez necessário. Assim a Prodomo começou a produzir em série e iniciou a distribuição dos produtos por todo o país, por meio de uma grande rede de lojas que já havia se estabelecido no país. À medida que crescia, a empresa investia em novas tecnologias, evoluindo a proposta dos primeiros anos: móveis seriados em uma produção de alto padrão.

Atualmente, a Prodomo se divide entre o atacado e o varejo. O showroom em Minas Gerais exibe os produtos da marca e a excelência do atendimento Prodomo.

Dentro da empresa, os dois sócios atuam em áreas de responsabilidade complementares. Sérgio Máximo consegue dominar um conhecimento técnico da produção com uma visão empreendedora e Grácia Mendes, diretora de arte, é responsável pelo design.

Sendo um empreendimento de caráter familiar, os representantes da segunda geração estão sendo gradualmente incorporados ao tecido empresarial, trazendo suas experiências únicas e inclinações. O objetivo é garantir que a Prodomo mantenha suas características no futuro, sendo representada por pessoas cuja relação com a empresa não seja separada de suas vidas, paixões e aspirações.

Localização

Uma empresa nacional com fortes raízes em Minas, particularmente no Jardim Canadá.

O Jardim Canadá é um bairro destacado de Belo Horizonte. Separado do corpo da cidade por uma reserva florestal, possui características que atenderam às expectativas. Os traços rurais do início forneceram a tranquilidade e o espaço necessário ao desenvolvimento, além de acolher os colaboradores na mesma região. A forte expansão urbana que atingiu esse bairro na última década permitiu que o showroom da marca se localizasse neste mesmo local, aumentando os vínculos com a região.

A Prodomo atua junto à comunidade por meio de ações contínuas em organizações sociais do bairro, com foco em educação e arte, como a Casa do Jardim, a creche Primeiros Passos e a Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi. Parte dos resíduos é destinada a associações como a Casa de mãe e J.a.c.a, que utilizam como fomento para atividades artísticas e geração de renda para a comunidade. Essas ações são dirigidas pelo programa PDOS da Fundação Dom Cabral para o desenvolvimento social do Jardim Canadá.

Design

O design sempre esteve presente na cultura da Prodomo. Com o objetivo de atender às necessidades dos clientes finais, a empresa foca sua pesquisa estética e tecnológica direcionada para garantir a máxima qualidade.

A busca da inovação, para Prodomo, é um grande desafio. As soluções de design são profundamente estudadas.

Os sistemas modulares , por exemplo, são o resultado de uma pesquisa tecnológica contínua e tipológica : propostas para mudar livremente , adotando novas soluções, mas sempre mantendo a qualidade e a essência do desenho…

Grácia Mendes

Nascida em Montes Claros, em 1960, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1983 e em 1985 em Arquitetura e Urbanismo. Depois de formada, além de projetos de arquitetura, Grácia começou a trabalhar no mundo do design. Como cenógrafa de comerciais e videoclips, criou inúmeros produtos e logo concentrou o seu trabalho na criação de móveis.

O primeiro espaço expositivo foi a “ Haus Design “ em Belo Horizonte, com móveis, tapetes e luminárias de sua criação. Com produção terceirizada e sem controle da qualidade, a designer viu a necessidade de evoluir para fabricação própria.

Os móveis inaugurais traduziam a sua percepção de mundo naquele momento. Móveis dobráveis, desmontáveis… Móveis, móveis era o mantra, “para as constantes mudanças da vida, de casa e de humor”. A cadeira Abraço, vencedora do premio Movesp, em 1989, reflete essa época.

No princípio da Prodomo, Grácia assinou produtos, como o Sofá Feijão, a poltrona Alice e a cadeira Máximo, distribuídos pela Tok&Stok. Funcionais, mas divertidos, ganharam espaço na mídia como protagonistas de comerciais de TV, novelas, minisséries e várias mostras, mesmo que a maioria não soubesse de onde vinha aquele desenho.

Diretora artística desde o início, ela é responsável por todas as coleções da Prodomo.

Neste momento, a pesquisa estética que adota visa interpretar as tendências contemporâneas da vida e traduzir “o jeito brasileiro de morar”. Lidando com realidades e necessidades diversas, um dos desafios é conseguir atingir com a tipologia adotada uma funcionalidade e liberdade que permitam ao usuário utilizar as peças em soluções próprias.